Desenvolvimento de pessoas
29/08/2019
Informativo SAEMG ago/19
01/09/2019

A saúde financeira do negócio é uma das principais preocupações dos empreendedores brasileiros. Ainda assim, muitos não adotam medidas essenciais para manter as finanças em dia. Segundo pesquisas de mercado da plataforma de gestão financeira Celero, e dados do Sebrae e IBGE, 85% das empresas desconhecem o que é gestão financeira e 60% fecham as portas em cinco anos. Os dois números estão ligados: em 2016, 74% dos negócios que fecharam suas portas não acompanharam suas finanças rigorosamente. Neste cenário, investir em uma gestão financeira eficiente faz toda a diferença e pode ser um ponto decisivo para o sucesso do seu negócio.

Confira abaixo algumas dicas para fazer uma gestão financeira eficiente em seu negócio:

1. Automatize processos manuais

A gestão financeira envolve muitos processos importantes que, graças à tecnologia, podem ser automatizados. Emissão de notas fiscais e boletos, agendamentos de contas a pagar, conferência das contas a receber e até relatórios confiáveis e em tempo real: tudo isso pode ser feito com o auxílio de uma plataforma online, como a Celero. Automatização garante um trabalho mais produtivo, além de diminuir a chance de erros operacionais na rotina de uma empresa e gastos com retrabalhos. No caso da Celero, todo esse processo pode ser feito em aplicativos para iOS e Android, facilitando a vida do empreendedor e da sua equipe.

2. Não desperdice o tempo de sua equipe

A produtividade da equipe é quesito fundamental para o funcionamento de qualquer empresa. Por isso, investir em maneiras que evitem o desperdício de tempo resulta em um negócio mais eficiente e, consequentemente, mais lucrativo. Empresas que conduzem uma gestão financeira manual chegam a gastar 75h por mês para cuidar deste trabalho. E, além das atividades com transações e confirmações financeiras, há ainda os esforços para treinar novos colaboradores e explicar o funcionamento de processos longos e complicados. Com a ajuda da Celero, é possível reduzir essas horas para 10h/mês, garantindo uma gestão ágil, segura, e liberando a equipe para trabalhos mais importantes.

“Nos últimos dois anos, os clientes da Celero economizaram 173 mil horas com o gerenciamento das demandas financeiras. Isso é um número muito expressivo, ainda mais quando pensamos que muitas dessas horas gastas eram quase que desperdiçadas, pois a maior parte das empresas não sabiam como fazer a gestão financeira corretamente”, comenta João Tosin, CEO da Celero.

3. Tome decisões bem informadas

Você sabe como anda seu fluxo de caixa? Quantos pagamentos faz todos os meses e quais os valores que recebe? Ter todos esses dados em mão é o primeiro passo para tomar decisões estratégicas na gestão do seu negócio. Fazendo uso de uma plataforma de gestão financeira, isso também é facilitado. A Celero possibilita, por exemplo, que o usuário, ao tirar foto de seus boletos e documentos, possa programar pagamentos por meio de inteligência artificial e ainda acompanhar todos os dados lidos pela plataforma. Isso porque as informações são analisadas e os resultados aparecem de forma personalizada para que o usuário faça suas tomadas de decisões financeiras com consciência.

4. Foque no crescimento

Um dos sinais de que um negócio tem uma gestão financeira eficiente é a sua capacidade de crescer. Se você gasta tempo e dinheiro demais com atividades que podem ser otimizadas, repense o funcionamento da sua empresa. Depois de automatizar os processos, diminuir custos extras com extratos e taxas, redirecionar sua mão de obra para atividades mais estratégicas e fazer uma boa análise de suas finanças, dedique seus esforços ao que realmente importa: o crescimento do seu negócio.

Fonte: https://administradores.com.br/noticias/como-fazer-uma-gestao-financeira-eficiente-em-seu-negocio