Administração: gerenciar e planejar

61% do eleitorado se posicionam contra voto obrigatório
13/05/2014
MTE estende para nove meses duração do contrato de trabalho temporário
06/06/2014

O administrador é o profissional que pode trabalhar em pequenas e grandes empresas. Todas as empresas precisam de alguém para fazer a gestão, afirma o coordenador Ronaldo Leite. Gerir empresas, planejar estratégias e administrar o dia a dia das organizações são funções do administrador. “Ele pode trabalhar em todos os ramos empresariais.

Todas as empresas precisam de alguém para fazer a gestão. Além disso, pode ter atuação autônoma, pode trabalhar com consultoria”, explica o professor e coordenador de curso de administração em Belo Horizonte, Ronaldo Leite.

O administrador é necessário em todas as áreas de pequenas e grandes empresas, já que faz o gerenciamento, organiza e toma decisões. Pode avaliar riscos de novos investimentos, planejar estratégias e desenvolver pesquisas, trabalhar com análises de mercado, gerenciar canais de distribuição, fazer parte dos processos de recrutamento, admissão e seleção e implementação de planos de carreira. Segundo o professor de curso de graduação em Alfenas, Odacyr Guerra, o profissional é generalista, porque agrega informação de todas as funções administrativas. Ele também pode se especializar em recursos humanos, logística, marketing, finanças, planejamento estratégico. Pode montar sua própria empresa, ser consultor, exercer diferentes funções administrativas e gerenciar empresas públicas e privadas.

Trabalhar com todas essas áreas exige algumas características específicas do profissional. O curso forma profissionais competentes e criativos, que trabalham diretamente com problemas e que tenham soluções para que a empresa continue crescendo. “A principal é ser extrovertido, pois ele tem que trabalhar com pessoas, planejamento e vendas. Isso exige um fácil relacionamento pessoal e interpessoal”, explica Ronaldo. De acordo com Odacyr, outras habilidades que o administrador deve ter são interesse e flexibilidade. “Porque além de ser um planejador, ele tem que ser um negociador”, ressalta.

Esse cargo exige uma boa apresentação, “não precisa ser paletó e gravata, mas tem que estar bem vestido, até porque ele representa a empresa nas negociações. O administrador que trabalha com consultoria deve estar sempre com traje social. Isso passa para os clientes uma imagem sólida e de seriedade do administrador” , explica Ronaldo Leite.

Galvone Oliveira / UNIFENAS “Porque além de ser um planejador, ele tem que ser um negociador”, explica o professor Odacyr Guerra

Fonte: em.com.br